Dicas para criar rotinas na sua vida.

rotinasExcelência não é um estado de espirito ou uma arte que se adquiri. É o resultado de muita disciplina e repetição para chegar ao objetivo que traçamos.

Já dizia Aristóteles, “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, é um hábito.”

Mas seguir um linha de trabalho sem distrações não é fácil. Mas deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar a atingir a excelência

1. Faça pequenas tarefas com objetivos macro.

Sonhar com um grande objetivo é uma boa maneira de nos mantermos em direção a um objetivo. Mas a maior dificuldade é conseguir manter o foco durante o dia-a-dia sem perder o rumo para onde queremos chegar. Grandes sonhos não se realizam da noite para o dia. Por isso, é necessário equilibrar o desejo com as atividades do dia-a-dia e que, normalmente, não resultam em mudanças rápidas na nossa vida.

O melhor caminho então é estabelecer pequenas tarefas com foco em um objetivo maior. Essas pequenas tarefas devem ser diárias e em linha com o seu grande objetivo, de maneira a que o seu dia-a-dia se torne mais fácil. Elas vão ajudar a tornar o seu objetivo uma realidade.

2. Crie hábitos de comportamento.

É mais fácil criar hábitos quando pensamos em criar elos na nossa rotina. O objetivo aqui é criar esses hábitos através de esquemas que o seu corpo assimila quase que automaticamente, reduzindo a barreira mental de ter que faze-lo.

Por exemplo, em vez de “preciso pintar a casa” que é uma tarefa que a mente pode criar barreiras para você começar a faze-la, estabeleça que, quando acabar de comer o café da manha, vou pintar a sala e depois o quarto. Essa maneira de organizar as tarefas ajuda a reduzir as barreiras quanto a começar algo novo na sua rotina. Por isso, da próxima vez que decidir “comer comida saudável” tente “se é hora do almoço, então vou comer apenas carne e legumes”. Resulta mais facilmente.

3. Elimine o excesso de opções.

Durante um dia normal, tomamos inúmeras decisões. Desde grandes, como comprar um carro, até pequenas, como que roupa deve vestir hoje. Essas situações, por mais pequenas que sejam, ajudam a desgastar o nosso cérebro e a sua capacidade de tomar decisões. Um bom exemplo é o de Barack Obama, que nunca usar outra cor para se vestir senão azul ou cinzento. Segundo ele, é uma maneira de reduzir a tomada de decisões para se focar apenas nas decisões realmente importantes que ele tem que tomar.

Por isso, uma maneira que pode ajudar a criar rotinas é definir o que vai fazer com as coisas pequenas. Pense nessa decisão no começa da semana e execute-a da mesma maneira durante a semana. Essa rotina vai ajuda-lo a se focar no que realmente importa.

4. Seja claro no que quer mudar

Uma das questões que existem quando as pessoas querem ter um hábito novo é o por quê. Por que querem ter essa hábito. Muita gente faz essa imaginação final de uma forma errada, pensando em um determinado momento, do que em um resultado prático. Mais do que o resultado, o motivo de querer adquirir um novo hábito muitas vezes não é bem esclarecido para nós mesmos. Isso por que, imaginamos de uma forma errada o resultado da mudança dos nossos hábitos.

Não devemos pensar que “quero aprender programação para fazer uma aplicação para o meu site”. Por ser um motivo pouco latente, e fácil de se mudar (uma pessoa pode resolver pagar para alguém faze-lo) pode acabar com todo o trabalho de se criar uma rotina. Imagine-se antes a fazer programação durante um dia para diversos projectos. Isso pode ajudar a clarificar a sua mente e definir se aquele é mesmo uma rotina que quer ter dentro da sua vida.

5. Elimine a desilusão.

Os novos hábitos são frágeis e pior inimigo deles são as desilusões. Os momentos, “que se dane”, são aqueles que podem, com o tempo, acabar com um hábito, por considerar que, naquele preciso momento, não vale a pena continuar a fazer o que tinha pensando. Não vale a pena o esforço.

Existem várias soluções para que isso não aconteça. Uma delas é a inclusão de uma outra pessoa no seu hábito. Por exemplo, se quer adquirir o hábito de ir correr todos os dias, então convide amigos para ir fazer isso com você. Assim vai estar aumentando o seu nível de compromisso e vai ajudar a manter o seu hábito.

Outra solução é facilitar a vida ao seu hábito. Encontre e elimine os problemas que podem minar o seu hábito. Facilite as coisas para que você mesmo fique encurralado pela falta de opção e acabe por fazer o que tinha planejado.

Outro sistema que pode ajudar é o do se-então. Por exemplo, quer aprender a tocar guitarra mas sente-se casando quando volta do trabalho. Para buscar o seu hábito de volta pense, “se estiver cansado antes de começar a tocar guitarra depois do trabalho, então durma uns 20 minutos e oiça música durante 5 minutos para se motivar”.

Não deixe de ter hábitos em sua vida. Quando bem pensados e definido, podem ajudar você a conseguir aquilo que deseja.

3 thoughts on “Dicas para criar rotinas na sua vida.

  1. coupon code

    Hi, I do believe this is an excellent blog. I stumbledupon it ;) I may return yet again since i have book-marked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to help others.

    Reply
  2. Blair Stover Twitter

    Hello there, I discovered your blog via Google even as looking for a related subject, your site came up, it seems to be good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>