7 dicas de como arranjar tempo

tempo-agendaO tempo é das coisas mais valiosas hoje em dia e maior parte de nós acredita plenamente que não tem tempo para tudo o que deseja. Bom, em quase 95% dos casos isso é uma autêntica mentira. Nós temos tempo para tudo. A questão é que precisamos saber gerir bem o tempo que temos para conseguirmos fazer tudo o que queremos com aquilo que temos. E isso claro, implica sempre escolhas.

Mas para que deixe de dizer que não tempo para fazer alguma coisa que realmente quer, aqui vão algumas dicas para alterar esse cenário.

1. Aceite a realidade.

Você só tem 24 horas por dia e isso é igual para todos. Desde o presidente até o sem-abrigo que está pedindo dinheiro. E inclusive, as pessoas mais bem-sucedidas no mundo também só têm 24 horas por dia. Por isso, pode começar a aceitar que não vai haver momento exato para fazer nada daquilo que deseja. E se não vai existir esse momento, então pense sempre o que quer fazer com ele.

Pense se vale mesmo a pena utilizar o seu tempo com determinados projetos, com determinados trabalhos, com determinados momentos de lazer e até com determinadas pessoas. Definir prioridades vai ajudar a ver que até tem mais tempo do que imaginava.

2. Esqueça o seu “mas”.

Essa é uma das principais desculpas utilizadas para dizer que não há tempo.

“Eu queria mas acabei de entrar em um novo emprego.”
“Eu gostava mas não tenho forças.”
“Eu adorava mas mal tenho tempo para os meus filhos.”

Nunca vai haver o momento ideal. Essa conjuntura que você faz na sua cabeça só vai existir aí. Por isso, se quer mesmo começar alguma coisa, não hesite só por que faz outras coisas ao mesmo tempo. Simplesmente comece.

3. Defina um objetivo claro.

Mas claro que o titulo dessa dica seria impossível. Seja claro com aquilo que quer e até onde quer chegar. Defina datas, defina objetivos e vai ver que eles vão-te dar mais poder do que pensa para poder levar o projeto em frente.

4. Entenda o que está em jogo.

Entender o que está em jogo é mais importante do que chegar ao final. É definir o que você vai ganhar e perder para chegar até o objetivo que traçou. É pensar no que vai alterar na sua vida para alcançar o objetivo que definiu.

Por muitas vezes, os projeto não se concretizam não por que são ambiciosos, mas por que não são pensados no verdadeiro impacto deles nas nossas vidas. Pense sempre antes nas alterações que ele vai fazer em você e principalmente, não se esqueça da dica 2!

5. Defina um horário no seu calendário.

É aqui que as teorias começam a entrar em prática. É preciso definir horários para fazer aquilo que você se comprometeu a fazer.

Não pense que consegue realizar um projeto apenas dizendo que quer fazer e sabendo que tem conhecimento para faze-lo. É preciso mesmo definir quando são os momentos em que vai se dedicar a ele. O que vai sacrificar para poder levar o que pretende para frente. Se não fizer isso, dificilmente você vai conseguir terminar o seu projeto.

Definindo um calendário para trabalhar no projeto e vai ver que isso vai ajudar a dar disciplina, obrigatoriedade e “tempo” para o que quer alcançar.

6. Mantenha os seus compromissos.

Na maioria das vezes sacrificamos coisas importantes em nome de coisas supostamente “urgentes”.

Não pense que pode sempre fazer mais tarde aquilo que não está fazendo agora. Antes de sacrificar os momentos certos por outras coisas, pense se o sacrifício vale a pena, se vai ganhar alguma coisa com isso e se não pode fazer esse sacrifício em outro momento.

Quanto mais sério você tratar o seu projeto, maior a probabilidade de ele sair do papel. Não substitua o tempo em que está investindo no seu projeto por coisas que não iram-te trazer grandes benefícios.

E lembre-se, vai sempre haver tempo para as outras coisas. Só precisa definir quando é que são esses momentos, como um calendário.

7. Arranje tempo para comemorar.

Essa é uma das partes mais importantes e que ajudam a reconhecer o esforço que teve.

Procure ao final do projeto comemorar, ou com amigos, ou com família, ou com colegas de trabalho. O importante é comemorar por ter o projeto terminado.

E não desperdice esse momento. Ele pode ser um motivo para começar um novo projeto.

7 thoughts on “7 dicas de como arranjar tempo

  1. Matthew C. Kriner

    I just want to mention I’m newbie to blogging and certainly enjoyed your page. Very likely I’m going to bookmark your blog post . You definitely have very good well written articles. Kudos for sharing with us your blog site.

    Reply
  2. browse website

    You are so cool! I don’t suppose I have read through something like this before. So great to discover somebody with a few genuine thoughts on this subject. Really.. thanks for starting this up. This website is one thing that is needed on the web, someone with a little originality!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>