10 dicas para reduzir o seu stress

O Stress é hoje uma das maiores dificuldades no dia-a-dia de trabalho de uma pessoa. Ele pode mesmo influenciar negativamente uma empresa se os seus empregados estiverem com o nível de stress muito alto. Mas existem maneiras de cada um poder reduzir esse stress e conseguir mesmo assim trabalhar de uma forma produtiva. Veja 10 dicas para isso.

1. Capte a situação stressante

O seu corpo entra em paranoia com algumas das mudanças do dia-a-dia, e pode ficar fora de controle rapidamente. Uma das melhores maneiras de combater o stress é parar o chamado “reflexo do stress” que começa no instante em que se inicia. O estado de stress é muito mais fraco nessa fase, portanto essa é a altura ideal para o parar. Se a quantidade de e-mails que tem para responder ou as pendencias que ainda tem para fazer deixam você muito stressado então comece a pensar desde logo se vale realmente a pena ficar trabalhando até mais tarde para as resolver.

2. Crie um rótulo para os seus sentimentos

Por vezes, o simples fato de admitir os seu estado de espirito no momento é um ato que o pode ajudar a acalmar. Tente descobrir que emoção negativa é essa e reduza-a a duas palavras. Pensar para si mesmo “Estou sobrecarregado” ou “Estou atrasado” pode surpreender na capacidade de o acalmar momentaneamente.

3. Corrija a sua postura

As pessoas que adotam uma postura mais aberta, confiante e poderosa, baixam os seus níveis de stress, mesmo que por alguns minutos. Um bom exemplo é ter aquelas poses confiantes na frente de um espelho antes daquela reunião importante começar. Isso pode não ser tão estúpido quanto parece e ajuda bastante a amenizar o stress antes da reunião.

4. Coma

Não estou dizendo que com o stress você deve comer mais ou acabar com uma caixa de chocolates (Apesar que isso também pode ajuda) mas o que queremos dizer que a alimentação pode influenciar o seu nível de stress. Por exemplo, ficar muito tempo sem comer ou comer demais pode aumentar o seu nivel de stress. Se o seu nível de açúcar no sangue está baixo, comer pode transformar o seu mau humor. Os ácidos gordos e os alimentos picantes podem, inclusive, ajudar um pouco mais. Apenas tenha em mente que não deve exagerar.

5. Desligue o seu telefone

Esta prática pode ser pouco óbvia, mas as constantes notificações ou os insistentes contatos que pode receber por telefone podem, na verdade, agravar os níveis de stress, mesmo que não seja por causa do trabalho. Assim, não importa onde você está, se está se sentindo ligeiramente inquieto, desligue o seu telefone por algumas horas. Isso vai ajudar a acalma-lo.

6. Tome uma decisão

As grandes decisões podem ser stressantes e, com certeza, elas não devem ser tomadas de uma forma rápida. Mas se o que está a chatea-lo é algo relativamente pequeno, tome uma decisão e siga em frente – novamente, pergunte a si mesmo se o nível de stress é equivalente à importância da decisão. O nosso cérebro tem uma maneira de sintetizar a felicidade, mesmo que tome a decisão “errada”. Por isso, quando não existe consequências sérias a longo prazo, mais vale lançar uma moeda ao ar do que continuar a pensar em problemas sem motivo.

7. Ria alto

Todos sabemos que rir pode colocar-nos num patamar melhor e positivo porque é, definitivamente, a melhor cura para o stress. Estudos mostram que as pessoas que riem “com coração” mostram quedas maiores nos níveis de stress enquanto assistem a um filme cómico. O riso é, realmente, o melhor remédio. Porém, mesmo que não possa estatelar-se no sofá e ver o seu filme favorito, pode sempre ver uns vídeos no tablet ou no computador quando se sente stressado.

8. Faça exercício

Dar uma corrida pode não ser uma coisa que você tem vontade de fazer todos os dias, mas quando está stressado, e assim que se decide fazer a corrida, ela pode ajuda-lo a se sentir melhor. O exercício prepara o corpo para lidar com o stress porque o corpo “pensa” que está numa situação stressante (como se estivesse a correr pela sua vida). O cérebro liberta químicos que ajudam a combater o stress, tal como a endorfina. Mesmo que faça pouco exercício, ele pode ajudá-lo a sentir-se muito melhor.

9. Medite

Já ouviu alguém dizer “respire fundo”? Eles não estão muito longe. A meditação não é aquela imagem de pernas cruzadas onde paira qualquer coisa no ar, como lhe mostram nos desenhos animados. Na verdade, meditar é incrivelmente benéfico para acalmá-lo, melhorar o foco e livrar a sua mente das distrações. Não lhe toma muito tempo – tudo o que precisa é de se sentar confortavelmente e respirar lenta e profundamente, focando a sua atenção na sua respiração e deixar todas as aquelas coisas chatas saírem para fora.

10. Comece a lutar já contra o stress de longo prazo

Estas dicas vão ajudá-lo a atacar o stress de forma rápida. No entanto, se este sentimento é constante, então o seu stress crónico assume um papel diferente. Ainda que estas técnicas possam ajudar, a melhor coisa que pode fazer é atacar o stress crónico na raiz. Em primeiro lugar deverá saber o que realmente o faz sentir-se assim e o que pode fazer em relação a isso. Por vezes, uma simples mudanças de expetativas pode ajudar. As pequenas coisas podem fazer uma grande diferença.

5 thoughts on “10 dicas para reduzir o seu stress

  1. Gregory Despain

    I simply want to mention I am newbie to weblog and honestly enjoyed your web site. Most likely I’m going to bookmark your blog . You amazingly come with excellent well written articles. Thanks a bunch for sharing with us your web-site.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>